O serviço de monitoramento de exercícios físicos Strava acaba de ganhar uma função para troca de mensagens. Com isso, quem utiliza o app para registrar desempenho durante práticas esportivas pode também enviar e receber mensagens de amigos diretamente na plataforma, sem depender de apps externos para isso.
A função pode ser bem útil para tornar o diálogo com contatos do app um tanto mais prático, já que será possível enviar localização, marcar compromissos, dar avisos rápidos e tudo mais. É difícil imaginar que o Strava vá, de fato, disputar mercado com WhatsApp, Telegram e com as DMs do Instagram, mas para algo mais básico a novidade deve fazer bastante sucesso.
O aplicativo já tinha recursos de “rede social” há algum tempo, pois era possível adicionar amigos, acompanhar suas atividades e até interagir com elas por meio de likes. A opção de troca de mensagens incrementa esse lado social da iniciativa e, diga-se de passagem, chega com recursos avançados como opção para reagir a mensagens e até suporte a GIFs animados.
Além disso, a dona do software destaca outras funções legais, como compartilhamento fácil de rotas e atividades e grupos de amigos. Esta opção pode ser especialmente útil para quem que criar um grupo de práticas esportivas sem ter que usar um app tradicional para isso.
Para evitar spams e contatos desnecessários, é possível configurar o Strava para receber mensagens apenas de amigos mútuos. Mas, claro, se você não tem medo de nada, pode também deixar que qualquer transeunte que usa o app tenha a chance de entrar em contato com você via DM. E se o seu negócio não é trocar mensagens pelo app de exercícios, é possível desastivar por completo a função nas configurações.
Com opções para monitorar mais de 50 atividades físicas diferentes, incluindo pilates, corrida, natação, pedalada e trilha, o Strava é um dos apps do gênero com mais de 95 milhões de usuários ativos em 2022, segundo o site de análise de dados Business of Apps.
Apesar de contar com opções de uso gratuitas, a mesma publicação relata que o Strava teve receita de US$ 220 milhões no ano passado.