“Jamais venderemos bicicletas pela internet”, teria dito o fundador da Specialized, Mike Sinyard, em evento 10 anos atrás para lojistas.
Poisé, o jogo virou!
Pois os tempos são outros: a multinacional Specialized Bicycle Components anunciou uma mudança sensível em sua estratégia de vendas, com a possibilidade de ciclistas realizarem compra de bikes inteiras direto no site da marca, com a entrega em suas casas e sem passar por uma loja física.
O e-commerce já era uma realidade para venda de acessórios e também no formato “click and collect” para bicicletas inteiras. Porém, no caso das bikes ainda havia o vínculo com a retirada nas lojas físicas.
A partir de fevereiro, contudo, isso irá mudar e a marca vai incorporar cinco experiências de compra possíveis para seus clientes:
1) Venda direta em loja física independente;
2) Escolha da bike pelo site e indicação da loja mais próxima;
3) Compra direta pelo site e retirada em loja física (com a montagem realizada na loja);
4) Compra direta pelo site e envio da bike praticamente pronta para a casa do cliente, que deverá finalizar o setup da bike por conta própria;
5) Compra em site das lojas especializadas, que poderão montar e oferecer serviços como bike fit.
A medida anunciada vem gerando discussões entre lojistas, preocupados com os impactos que as mudanças poderão acarretar para o futuro das lojas físicas da marca. Afinal, a Specialized será a primeira marca global com a possibilidade de compra direta pelos consumidores sem passar pelas mãos de um lojista.
Contudo, é inegável a conveniência da medida para alguns e também a possibilidade de ampliação de mercado para localidades onde a marca não está presente com loja física.
A novidade, no entanto, não se aplicará para as bicicletas elétricas da marca.