Essa é uma dúvida comum para os iniciantes. Existem muitas opções de modelos e modalidades para escolher, e como você está iniciando, talvez fique um pouco perdido, ou ache que todas as bicicletas são iguais.
Essa é uma dúvida comum para os iniciantes. Existem muitas opções de modelos e modalidades para escolher, e como você está iniciando, talvez fique um pouco perdido, ou ache que todas as bicicletas são iguais.
Por isso é importante pesquisar. Existem bicicletas específicas e mais apropriadas para começar a pedalar.
Não precisa começar com um modelo top de linha
Mesmo que seu orçamento seja mais folgado, não vale a pena iniciar com uma bicicleta muito cara. Bicicletas assim podem ser desconfortáveis para iniciar e envolver geometrias complicadas e performances mais experientes.
O segredo é o conforto
O que você precisa é de uma bicicleta confortável. Afinal de contas, no início, o conforto (ou a falta dele) é um dos fatores que fará você continuar pedalando ou parar nas primeiras semanas, e não se a bicicleta é cara ou não. Bicicletas urbanas, gravel e de MTB, que tenham amortecimento duplo ou pelo menos dianteiro (no caso de ingressar em trilhas) são ótimas opções para começar.
Urbana
Os modelos de bike urbana com certeza são apropriados para iniciantes. São práticas e acessíveis de mobilidade. E existe uma infinidade de modelos a um custo interessante. É apropriado para você? Depende! Se o seu objetivo e só pedalar na cidade e precisa de paralamas, bagageiro, cestinha etc, com certeza esse é o seu modelo. Agora, se seu objetivo é mais aventureiro, então, definitivamente, essa não a sua bike – mesmo que a usará pra cidade também.
Gravel
As gravel são bem adaptáveis, e isso as torna uma opção inicial. Além disso, elas são confortáveis.
Mountain bikes
MTB´s também são muito adaptáveis e versáteis, e talvez sejam a melhor opção. Se é no MTB que você quer ingressar, pesquise bem os tamanhos das bicicletas nessa modalidade. Elas existem em três tamanhos de roda: 26”, 27,5” e 29”. As 26” quase já não existem mais; as 27,5” são versáteis e pilotam bem; as 29” podem dar um pouco de trabalho no começo, mas depois de ‘domadas’ também são muito boas. Com uma MTB você pode pedalar em praticamente qualquer lugar: asfalto, terra, lama, trilha etc. É mais versátil de todas.
Suspensão
Independentemente de qual mountain bike escolher, opte por um modelo que tenha suspensão dianteira ou suspensão dupla, ou full (nesse último caso, vai sair mais caro). Mas se você não puder pagar por uma full mais cara, não compre uma barata. Opte por uma com suspensão dianteira, pelo menos.
Ver alguém pedalando uma speed é fascinante. E, de fato, pedalar uma speed é mais que fascinante, é mágico – Inenarrável. Porém, não acontece do dia pra noite. Dominar uma speed requer mais tempo que uma MTB, por exemplo. Sua geometria é bem peculiar e específica – visa a velocidade. Isso faz da speed uma bike “arisca”, “desconfiada”. Requer algum tempo pra “adestrá-la, por assim dizer. Depois é viciante, porém, demanda mais tempo e habilidade. Isso não significa que você não possa começar a pedalar com uma speed, mas com certeza uma MTB será bem mais prática nesse início.